Foto: Roberto Viana/ Ag. Haack/ bahia.ba Publicado originalmente em: https://bahia.ba/politica/fabio-nogueira-diz-ter-sido-vitima-de-racismo-religioso-no-tre-ba/   Segurança o teria forçado […]

Foto: Roberto Viana/ Ag. Haack/ bahia.ba

Publicado originalmente em: https://bahia.ba/politica/fabio-nogueira-diz-ter-sido-vitima-de-racismo-religioso-no-tre-ba/

 

Segurança o teria forçado a tirar o boné que usava, nesta segunda-feira (11), na chegada ao TRE

 

O ex-candidato a prefeito de Salvador pelo PSOL, Fábio Nogueira, disse ter sido constrangido por um segurança do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) a tirar o boné que usava, nesta segunda-feira (11).

“Mesmo diante da explicação de que sou do candomblé e o Estado é laico, o segurança insistiu que eu retirasse o boné”, escreveu em sua página oficial no Instagram.

Fábio Nogueira afirmou que foi até a Ouvidoria do TRE prestar uma reclamação.

“Nenhum órgão público ou privado pode desrespeitar o direito constitucional a liberdade religiosa. Salvador é a cidade mais negra fora da África e o candomblé parte indelével de sua cultura. Tal atitude pode ser considerada como racismo religioso. Cubro a cabeça em respeito a minha religião e ao meu Orixá. Não é o racismo institucional que vai definir como devo cultuar o meu sagrado”, acrescentou.

Compartilhe!

Assuntos relacionados

Professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Doutor em Sociologia pela USP (2015), possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (2002) e mestrado em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense (2009). Durante seu doutorado, foi Pesquisador Colaborador Visitante da Universidade de Princeton e Pesquisador do Museu Nacional José Martí / Universidade de Havana. Desenvolve pesquisas nas áreas de Teorias Críticas e Negritude e é membro do Grupo de Pesquisa CELACC/USP. É autor de Clóvis Moura: trajetória intelectual, práxis e resistência negra (Eduneb, 2015).

últimas

Instagram
Twitter
YouTube
WhatsApp
Facebook